segunda-feira, 8 de junho de 2015

Concentração, a gente se vê por aqui.

Sou dessas que está fazendo uma coisa e pensando em outra, ou em outras, depende do caso. É com extrema dificuldade que consigo canalizar a minha concentração para um único foco e tirar o máximo daquele determinado objetivo no menor tempo possível. Tenho a sensação de que a minha cabeça funciona em um ritmo diferente, em que as informação precisam ser processadas com determinada velocidade e as respostas precisam vir na mesma rapidez, sem que outros pensamentos saiam daquele nevoeiro de informações.

Acho que é por isso que nem a fala e nem a escrita conseguem acompanhar as minhas ideias. Preciso ter agenda, fazer roteiros e listas, pois, do contrário, um pensamento engole e outro e quando me dou conta, esqueci algo que era importante.

Feliz de mim se as informações viessem uma de cada da vez e de forma compartimentada. Que nada, eu mesma, dentro do pequeno período que tenho para processar a informação e tomar a decisão, preciso adotar a teria da redução de complexidade (ou do Jack, o estripador, como queiram), afastar pensamentos que não faz parte daquela decisão imediata e raciocinar de forma direcionada.

Isso é bem mais fácil em situações limites, por exemplo, ditar uma manifestação em audiência ou fazer uma sustentação oral. O momento é tão importante que esvaziar a cabeça de informações alheias e pensar de forma direcionada se torna algo simples. Mas fora isso, ao mesmo em tempo que estou tomando café, estou pensando nos meus prazos, na pauta da semana seguinte, nos livros que comprei e ainda não li, na festa junina de quinta-feira e por aí vai...

Nem posso culpar o capitalismo selvagem ou uma determinada teoria econômica/social para justificar meus pensamentos e inquietações, pois eles são todos naturalmente meus. Desde que me entendo por gente escuto a minha mãe dizer que o meu problema é de falta de atenção.


Durante a elaboração deste texto eu levantei umas três vezes e peguei o celular outras tantas vezes, para chegar agora, nesta conclusão, e agradecer a você, Leitor, pela paciência de chegar até aqui, pois eu precisava dizer tudo isso para voltar mais leve para o outro texto que estava escrevendo. Obrigada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário